CartaCapital
Cartas Capitais
CASO ENCERRADO? O assassinato de Marielle Franco abalou as estruturas do Rio de Janeiro como um terremoto, repercutindo no Brasil e no mundo. A investigação não chegou ao fim com a descoberta e prisão desses irmãos Brazão e do delegado Rivaldo Barbosa, tidos como mandantes […]

CASO ENCERRADO?
O assassinato de Marielle Franco abalou as estruturas do Rio de Janeiro como um terremoto, repercutindo no Brasil e no mundo. A investigação não chegou ao fim com a descoberta e prisão desses irmãos Brazão e do delegado Rivaldo Barbosa, tidos como mandantes do crime. Como bem disse o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, há um “ecossistema criminoso”, com vários tentáculos e múltiplas facetas. Falta esclarecer muita coisa. Por que o general Walter Braga Netto, à época interventor no Rio de Janeiro, pegou leve e não permitiu a federalização das investigações do crime? Bolsonaro e sua cúpula bolsonarista são o tipo de gente que deixa os seus feridos no meio do caminho, isso não é nenhuma novidade, nem para o seu eleitorado. A História do Brasil e do Rio de Janeiro está sendo recontada através da história dessas milícias.
Paulo Sérgio Cordeiro
Ainda há muito a ser investigado, sobretudo diante de um caso com tanto acobertamento e envolvimento de investigadores com suspeitos do crime. Ainda não se investigou suficientemente, por exemplo, a participação do miliciano Adriano da Nóbrega. E o porteiro desaparecido?
Martha Lages Rodrigues
Não está acabado ainda. Isso deveria ser só o começo da limpeza. Desmontar a estrutura econômica das milícias no Rio é fundamental!
Janeslei Albuquerque
LEMBRAR É RESISTIR
Lula foi um dos alvos da ditadura. O PT é o único partido que poderia, desde o primeiro mandato dele, colocar os torturadores no banco dos réus, mas nunca fez isso em nome da governabilidade. Só Dilma Rousseff teve coragem de enfrentar os militares e instalar a Comissão da Verdade.
Carlos de Abreu
PENSÃO ORBÁN
Não cabe pedir a prisão de Bolsonaro. Reúnam com calma todas as provas existentes e ofereçam a ele algo que Lula não teve: o devido processo legal. Somente ao fim do processo, caso seja condenado, o ex-presidente deve cumprir sua pena. Nada de prisão preventiva, ele já está sem passaporte.
Jam Oliveira
O REMENDO POSSÍVEL
O Novo Ensino Médio serve apenas ao neoliberalismo, à formação de mão de obra barata. A educação republicana como conhecíamos se foi, e com ela vemos o aprofundamento das desigualdades sociais já gritantes. Não há nada de novo, apenas a destruição da educação pública. É lamentável ver que esse retrocesso foi implementado por Michel Temer, alçado ao poder sem voto, sem quaisquer consultas aos professores e à sociedade civil.
Juliano Caetano
O Novo Ensino Médio é uma porcaria. Meu filho termina o curso este ano e está supertenso. Não teve várias disciplinas que serão cobradas no Enem.
Marta Vasconcelos
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



