Economia
Aneel abrirá processo e Enel pode perder concessão em São Paulo, diz Silveira
Segundo o ministro, a empresa tem “poucas condições” de se defender no processo, uma vez que já foram dadas oportunidades de melhoria dos serviços
O ministro Alexandre Silveira, disse nesta segunda-feira 1º, que o governo vai acionar a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, para abrir um processo disciplinar contra a Enel em razão dos sucessivos apagões em São Paulo.
“Foram mais de 300 milhões (de reais) em multas aplicadas à Enel, nenhuma delas pagas, a Enel tem reiteradamente prestado serviço de qualidade muito aquém do que aquilo que determina a regulação”, afirmou Silveira à GloboNews.
Segundo o ministro, a medida pode culminar no fim do contrato de concessão da empresa.
“Nós estamos tomando uma medida extremamente radical, uma medida importante, uma medida educativa para as outras distribuidoras. Eu espero que as outras distribuidoras levem em consideração que nós não transigiremos da qualidade de serviço”, declarou.
Em sua opinião, a empresa terá “poucas condições” de se defender no processo de caducidade, uma vez que já foram dadas oportunidades de melhoria dos serviços. “Faremos com que a Enel, em especial, dê uma resposta aos paulistanos.”
A companhia elétrica italiana opera com três concessões de distribuição de energia no Brasil, além de São Paulo, também está no Rio de Janeiro e no Ceará. Portanto, precisará renovar seus contratos junto ao governo nos próximos anos para continuar operando nessas áreas no longo prazo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Enel é condenada a indenizar clientes por apagão de novembro em SP
Por Agência Brasil
MP junto ao TCU pede investigação contra Enel após três dias de apagão em São Paulo
Por CartaCapital
Erika Hilton aciona Tribunal de Contas e pede suspensão de contrato com Enel após novo apagão em SP
Por CartaCapital



