CartaExpressa

Justiça torna Da Cunha réu por abuso de autoridade e constrangimento como delegado

O caso ocorreu em julho de 2020, em uma comunidade na zona leste da cidade de São Paulo

Justiça torna Da Cunha réu por abuso de autoridade e constrangimento como delegado
Justiça torna Da Cunha réu por abuso de autoridade e constrangimento como delegado
Dep. Delegado da Cunha (PP - SP) Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Carlos Alberto da Cunha (PP-SP), conhecido como Delegado Da Cunha, virou réu na Justiça de São Paulo em fevereiro por abuso de autoridade e constrangimento ilegal durante uma operação policial, em um caso de simulação de flagrante em um cativeiro. O processo tramita sob sigilo e a decisão foi revelada neste sábado 30 pela TV Globo.

O caso ocorreu em julho de 2020, em uma comunidade na zona leste da cidade de São Paulo. O Judiciário avaliará se há elementos a confirmarem que Da Cunha obrigou uma vítima de sequestro e o criminoso responsável pelo cativeiro a voltarem ao local apenas para encenar a operação e publicar nas redes sociais. Naquele momento, a vítima já teria sido libertada e o criminoso, preso.

Em nota, o deputado afirmou que não se manifesta sobre processos em segredo de Justiça. “O parlamentar aguarda com serenidade e confiança o trâmite dos respectivos procedimentos administrativos”, diz o comunicado.

Da Cunha também responde na Justiça por uma acusação de violência doméstica contra Betina Grusiecki em Santos, no litoral paulista. Ela o acusa de bater sua cabeça contra a parede e de tentar esganá-la durante uma discussão.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo