CartaExpressa
Processo de cassação de Brazão deve levar no mínimo 20 dias, diz presidente do Conselho de Ética
Antes disso, a Câmara deve decidir se autoriza a manutenção da prisão do deputado federal


O presidente do Conselho de Ética da Câmara, Leur Lomanto Júnior (União-BA), afirmou que o pedido de cassação do mandato do deputado Chiquinho Brazão (RJ) levará pelo menos três semanas. Segundo ele, porém, não é possível prever o tempo exato até a votação da representação, apresentada pelo PSOL.
“Tem o prazo de dez dias para o relator encaminhar o relatório e tem a escolha do relator, ainda”, disse Lomanto, citado pelo jornal O Globo. “Não dá para precisar, mas acho que 20 dias.”
“O primeiro passo é chegar no Conselho. Chegando, eu convoco uma reunião para o sorteio, são sorteados três nomes, a gente escolhe o nome e conversa com todos os sorteados. Não tem prazo para escolha de nome. Ele (o relator) tem dez dias para poder entregar relatório, depois é apreciado o relatório, se há admissibilidade ou não da representação. Se houver, dá-se início a todo o processo em si.”
A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal confirmou nesta segunda, por unanimidade, a prisão de Chiquinho Brazão; do conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro Domingos Brazão; e do delegado da Polícia Civil Rivaldo Barbosa, suspeitos de planejar o crime e mandar matar a vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ).
A prisão de Chiquinho, contudo, ainda precisa ser chancelada pela Câmara. De acordo com a Constituição, um deputado só pode ser preso em flagrante de crime inafiançável e, por isso, a Casa precisa referendar a prisão por maioria absoluta, em votação aberta.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

MP junto ao TCU defende a suspensão do salário de Chiquinho Brazão
Por Caio César
Moraes manda a Lira ofício sobre Brazão; Câmara analisará a ordem de prisão
Por CartaCapital
Suplente de Chiquinho Brazão na Câmara tem relação com a cúpula do jogo do bicho no Rio; conheça
Por CartaCapital