Saúde

Casos de dengue em 2024 chegam a 2 milhões, recorde para um mesmo ano

Atualmente, 10 estados e o DF já decretaram situação de emergência por conta da doença

A explosão de casos de dengue obrigou os governadores do Acre, Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais a decretar estado de emergência na saúde pública. Além de reforçar o combate aos focos do mosquito, Brasília e Rio de Janeiro estão abrindo hospitais de campanha para atender à crescente demanda – Imagem: Tony Oliveira/Ag. Brasília
Apoie Siga-nos no

O Brasil alcançou a marca dos 2 milhões de casos de dengue em 2024. Os dados são do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, atualizado nesta quinta-feira 21. 

Ao todo, são 2.010.896 casos prováveis da doença, com 682 mortes registradas por dengue, além de 1.042 óbitos em investigação. 

Esse é o maior número de casos de dengue já registrado no Brasil em um mesmo ano.

Atualmente, 11 unidades federativas já decretaram situação de emergência em saúde pública por causa da dengue. 

São elas: Acre, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. 

Há também 350 decretos municipais de emergência de saúde pública, sendo 178 em Minas Gerais. 

Em números absolutos, Minas Gerais é o estado com maior número de casos prováveis: 645.898. Proporcionalmente, porém, o Distrito Federal é a área mais afetada, com 5.631 casos por 100 mil habitantes.

De acordo com o Ministério da Saúde, o coeficiente da doença no Brasil é de 954,2 casos por 100 mil habitantes. O que entra no nível de epidemia considerado pela Organização Mundial da Saúde, que é a partir de 300 registros por 100 mil pessoas.

Vacina

O Ministério da Saúde tem realizado a distribuição das vacinas contra a dengue para municípios com maior índice de transmissão e direcionadas a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, que formam a faixa etária com maior nível de mortalidade. 

O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

As doses foram enviadas para as seguintes unidades federativas: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Acre, Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Norte e Amazonas.

A pasta negocia a distribuição de mais imunizantes e acordo para a produção de vacina nacional.

(Com informações da Agência Brasil)

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo