Sociedade
Oito em cada dez paulistanos são a favor do uso de câmeras corporais por PMs, diz pesquisa
Contrários representam 8% dos entrevistados, e os indiferentes são 3%.


Cerca de 88% dos moradores da cidade de São Paulo apoiam o uso de câmeras por policiais em seus uniformes, mostra uma pesquisa Datafolha divulgada neste domingo 17.
De acordo com o levantamento, oito em cada dez entrevistados dizem que os equipamentos devem ser usados por todos os agentes, sem exceções. Além disso, afirmam que a medida contribuiria muito para impedir ações violentas dos maus profissionais.
Os contrários representam 8% dos entrevistados, e os indiferentes são 3%. A pesquisa foi feita com 1.090 pessoas nos dias 7 e 8 de março, e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O uso de câmeras corporais nos policiais de São Paulo tem sido alvo de um embate entre o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e a oposição.
O uso de câmeras em uniformes policiais começou a ser adotado em São Paulo em 2020, através de um programa conhecido como Olho Vivo. Estudos sobre o tema já mostraram que a ferramenta contribui para a diminuição da letalidade nas ações policiais.
Em 2023, o governo de São Paulo cortou 37,3 milhões de reais do programa de câmeras corporais usadas nas fardas da Polícia Militar.
Estão em funcionamento, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo, 10.125 câmeras operacionais portáteis.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Tarcísio muda o discurso e sugere ampliar o uso de câmeras pela PM paulista
Por CartaCapital
‘Retrocesso’: Entidades reagem a Tarcísio após declarações contra câmeras corporais em PMs
Por Camila da Silva