CartaExpressa
Marta é citada como a melhor prefeita de SP nos últimos 40 anos, segundo o Datafolha
Pesquisa mostra a ex-prefeita em empate técnico com Maluf, Mário Covas, Erundina e Haddad


A ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), lidera o ranking de melhor gestão da capital paulista dos últimos 40 anos do instituto Datafolha.
De acordo com a pesquisa divulgada nesta segunda-feira 11, 16% dos entrevistados avaliaram bem a petista. Ela, que será vice na chapa de Guilherme Boulos (PSOL), ocupou o posto entre 2001 e 2004.
Outros quatro nomes aparecem com empate técnico com Marta. São eles: Paulo Maluf (PP), que tem 13% de menções, e Mário Covas (PSDB), Luiza Erundina (PSOL) e Fernando Haddad (PT), com 11% das menções cada.
Na sequência, aparecem Bruno Covas (PSDB), com 10%; João Doria (PSDB), com 6%; Jânio Quadros (PTB), com 5%; José Serra (PSDB), com 4%; Nunes, com 3%; Gilberto Kassab (no DEM e depois PSD), com 2%; e Celso Pitta (antigo PTN), com 1%.
Outros 3% dizem que nenhum foi o melhor prefeito da cidade, e 3% não opinaram.
O atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), é citado por 3% como melhor prefeito dos últimos 40 anos, sua gestão é aprovada por 29% e rejeitada por 24%.
A aprovação do emedebista cresce e as demais projeções de intenção de voto mostram empate entre o atual prefeito e o pré-candidato Guilherme Boulos (PSOL).
O levantamento ouviu 1.090 eleitores na capital paulista na quinta 7 e na sexta 8. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O perfil dos eleitores de Boulos e Nunes na disputa pela Prefeitura de São Paulo
Por André Lucena
Crise no PSDB: eleição de Vinholi para comando do partido em São Paulo é anulada
Por CartaCapital
Em um mês, casos de dengue dobram em São Paulo
Por Agência Brasil
Padre Kelmon anuncia pré-candidatura à prefeitura de São Paulo pelo PRTB
Por Wendal Carmo