Política
Pesquisa Ipec de março mostra recuo na avaliação positiva do governo Lula
Outros levantamentos divulgados ao longo da semana apontaram cenários semelhantes


Uma levantamento divulgado pelo Ipec (ex-Ibope) nesta sexta-feira 8 aponta que a avaliação positiva do governo Lula (PT) recuou 5 pontos percentuais e se tornou a menor desde o início do mandato.
Cerca de 33% dos entrevistados avaliaram como “ótimo ou bom” a gestão petista, segundo o levantamento. Esse índice era de 38% em dezembro. O percentual de brasileiros que consideram o governo “regular” atingiu 33%, 3 pontos percentuais a mais do que no último levantamento.
O governo Lula foi, ainda, classificado como “ruim ou péssimo” por 32% dos entrevistados, um salto de 3% em comparação com dezembro.
Quando a primeira pesquisa foi feita, em março passado, a avaliação positiva anotou 41% e a negativa, 24%.
De acordo com o levantamento divulgado nesta sexta, a queda na aprovação da gestão petista apresentou índices significativos entre eleitores do PT (61%), residentes da região Nordeste (43%) e com renda familiar mensal de até 1 salário mínimo (39%). Quando comparado aos índices anteriores, no entanto, há queda em todos esses grupos.
Por outro lado, a avaliação negativa do presidente ainda se destaca entre evangélicos (41%), eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (63%) e com renda mensal superior a 5 salários mínimos (45%).
O Ipec ouviu 2 mil pessoas entre os dias 1 e 5 de março. A pesquisa tem 95% de nível de confiança e uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo Lula: pela primeira vez, Atlas capta desaprovação superando a aprovação
Por Wendal Carmo
Os eleitores que mais aprovam (e os que menos aprovam) Lula, segundo a pesquisa Atlas
Por Camila da Silva
Os índices de aprovação e reprovação a Lula entre católicos e evangélicos, segundo pesquisa
Por CartaCapital
75% acham que a vida melhorará em 2024, aponta pesquisa da Febraban
Por CartaCapital