CartaExpressa
Governo anuncia acordo para apurar ataques e violência contra professores pelo Disque 100
O Ministério dos Direitos Humanos assinou um acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal Fluminense
O Ministério dos Direitos Humanos anunciou a criação de um protocolo para denúncias contra violações aos direitos de educadores, no âmbito do Disque 100.
A ação decorre de um acordo técnico firmado com a Universidade Federal Fluminense, e que foi anunciado na quarta-feira 6.
A instituição ficará a cargo de mapear e analisar as denúncias recebidas pelo canal do governo federal, que tem como objetivo receber demandas relativas a violações de Direitos Humanos, especialmente as que atingem populações em situação de vulnerabilidade social, e encaminhá-las aos órgãos de proteção.
O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, disse que a parceria com as universidades dialoga com a ideia de formar uma rede de direitos humanos no País.
“A assinatura desse acordo de cooperação técnica marca também um olhar sobre uma categoria que eu acho que tem por missão defender os direitos humanos. Os professores têm sido perseguidos, têm se tornado alvo de um projeto antidemocrático que quer se instalar no Brasil, um projeto antinacional, um projeto que visa violar os direitos humanos. Então acho que esse acordo é uma reação a isso”, avaliou o ministro.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
MPF recomenda a reinstalação da comissão que investiga mortes e desaparecimentos da ditadura
Por CartaCapital
Deputados pedem que governo do Paraná seja investigado por retirada de livros
Por Ana Luiza Basilio
CNPq lança edital para apoiar formação de mulheres em ciências exatas
Por Agência Brasil


