Mundo
Eleição presidencial na Venezuela será em 28 de julho
O anúncio foi feito pelo Conselho Nacional Eleitoral durante uma coletiva de imprensa


As eleições presidenciais na Venezuela serão realizadas em 28 de julho, segundo o acordado entre governo e oposição em uma mesa de negociação, informou, nesta terça-feira (5), a autoridade eleitoral.
O presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Elvis Amoroso, anunciou, durante coletiva de imprensa, que a diretoria do órgão aprovou por “unanimidade” a data das eleições.
Espera-se que o presidente Nicolás Maduro busque a reeleição para um novo mandato de seis anos, apesar de o político socialista ainda não ter formalizado sua candidatura.
O período para inscrever os candidatos será de 21 a 25 de março, detalhou Amoroso.
A ex-deputada liberal María Corina Machado venceu as primárias da principal coalizão opositora, a Plataforma Unitária, mas o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) ratificou, em 26 de janeiro, sua inabilitação política. Apesar disso, María Corina insiste em suas aspirações de concorrer.
A campanha eleitoral está prevista de 4 a 25 de julho, acrescentou o principal responsável do CNE.
Após a confirmação da inabilitação de María Corina Machado, os Estados Unidos anunciaram que reativariam suas sanções contra o petróleo, o gás e o ouro da Venezuela, que haviam sido flexibilizadas depois dos acordos para a realização de eleições.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Maduro garante a Lula que Venezuela vai realizar eleições
Por CartaCapital
‘Queremos a paz’ com a Venezuela, diz presidente da Guiana
Por AFP
Venezuela e Rússia estreitam cooperação em nova visita de Lavrov a Caracas
Por RFI