CartaExpressa

União deve aderir à ação contra a Jovem Pan por veiculação de desinformação

Ajuizada pelo Ministério Público Federal, a ação tem, entre seus pedidos, o cancelamento das outorgas de rádio da emissora

União deve aderir à ação contra a Jovem Pan por veiculação de desinformação
União deve aderir à ação contra a Jovem Pan por veiculação de desinformação
Foto: Divulgação/Jovem Pan
Apoie Siga-nos no

A Advocacia Geral da União deve aderir, nos próximos dias, a uma ação civil pública que pede o cancelamento das outorgas de rádio da Jovem Pan. Com a medida, a União passa a ser autora de uma ação ajuizada em junho do ano passado pelo Ministério Público Federal.

Segundo o MPF, a ação foi motivada pelo alinhamento da emissora à campanha de desinformação, com veiculação sistemática de conteúdos que atentaram contra o regime democrático, e atos que configuram abusos da liberdade de radiodifusão.

A ação destaca que comentaristas elogiavam a ditadura militar, defendiam atos violentos e alegavam falta de autoridade do Supremo Tribunal Federal.

“A Jovem Pan disseminou reiteradamente conteúdos que desacreditaram, sem provas, o processo eleitoral de 2022, atacaram autoridades e instituições da República, incitaram a desobediência a leis e decisões judiciais, defenderam a intervenção das Forças Armadas sobre os poderes civis constituídos e incentivaram a população a subverter a ordem política e social”, registrou o órgão, em nota, quando houve o ajuizamento da ação, em junho do ano passado.

Na segunda-feira 4, o ministro da AGU, Jorge Messias, informou que determinou à Procuradoria Geral da República que apresente uma nova manifestação em que fique expressa o ingresso da União no polo ativo da demanda, ao lado do Ministério Público Federal.

“Não toleramos e não toleraremos ataques à democracia, razão pela qual estaremos ao lado do Ministério Público Federal para apurar a conduta da concessionária de radiodifusão”, escreveu o ministro.

A ação do MPF ainda pediu que o grupo seja condenado ao pagamento de R$ 13,4 milhões como indenização por danos morais coletivos.

O Ministério Público pleiteia ainda que a Justiça Federal obrigue a Jovem Pan a veicular, ao menos 15 vezes por dia, durante quatro meses, mensagens com informações oficiais sobre a confiabilidade do processo eleitoral, usando outros meios.

(Com informações da Agência Brasil).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo