Mundo
Entenda o que é a Superterça, ‘evento’ que deve definir Trump e Biden como candidatos à Casa Branca
Data é conhecida pelas prévias em vários estados dos EUA, podendo consolidar candidaturas nos partidos Democrata e Republicano


Os Estados Unidos vão viver hoje a data mais importante das eleições primárias do país. A ‘Superterça‘, marcada para este 5 de março, define os resultados em 15 estados do país, além de um território de Washington.
Com isso, mais de dois terços dos delegados são definidos para o Partido Democrata, do presidente Joe Biden, e para o Partido Republicano, do ex-presidente Donald Trump. Ambos são os principais nomes da disputa.
No caso dos republicanos, a data servirá para escolher 874 dos 2.429 delegados do partido, valor que representa mais de 35% do total.
Na eleição norte-americana, delegados são as pessoas escolhidas para representar cada um dos estados nas convenções nacionais do partido. Na prática, são eles que decidem quem vai representar o partido na eleição marcada para outubro.
Os estados cuja disputa das primárias serão definidas hoje são: Alabama, Alasca, Arkansas, Califórnia, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Carolina do Norte, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah, Vermont e Virgínia.
Do ponto de vista do Partido Republicano, Trump já lidera a disputa contra sua principal concorrente, a ex-embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas (ONU), Nikki Haley.
No momento, o ex-mandatário tem 244 delegados contra 43 de Haley, que já anunciou que sairá da disputa caso perca hoje. Para concretizar a nomeação no partido, o candidato precisa obter 1.215 delegados.
Historicamente, a ‘Superterça’ é crucial para definir os candidatos que acabam seguindo à disputa direta pela Casa Branca.
Esse ano, entretanto, as candidaturas já estão suficientemente consolidadas entre Trump e Biden. Dessa maneira, o marco de hoje servirá, principalmente, para medir o nível de apoio dos dois candidatos dentro dos seus partidos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Suprema Corte dos EUA derruba decisão do Colorado que impedia Trump de participar de primárias
Por AFP
Trump espera deixar Haley fora do jogo na Superterça
Por AFP
Nikki Haley consegue a primeira vitória nas primárias republicanas
Por AFP