Economia
Petrobras aciona Justiça contra leilão de terminal no Porto de Santos
Segundo a estatal, o leilão do Terminal STS 08 do Porto de Santos com os termos atuais do edital poderia impactar o abastecimento de combustíveis do país


A Petrobras decidiu entrar com uma ação judicial contra o leilão do Terminal STS 08 do Porto de Santos. A estatal afirma na ação protocolada na última sexta-feira 1º que, se o leilão for realizado com o atual edital, haverá impactos no abastecimento de combustíveis em praticamente em todas as regiões do Brasil.
Isso aconteceria, segundo a empresa, pois o terminal de Santos é o único com estrutura para receber GLP importado. Ele é responsável por boa parte de escoamento das grandes refinarias de São Paulo, que abastecem o Sudeste e o Centro-Oeste, além de mandar produtos também para o Nordeste e para exportação.
Petrobras afirma que as regras atuais do edital são incompatíveis com as da estatal, que opera atualmente um terminal vizinho, o STS 08 A, arrendado no leilão de 2021. O leilão do STS 08 está marcado para acontecer nesta terça-feira 5.
“Na prática, caso não sejam compatibilizadas as operações destas áreas, haverá um gargalo muito grande nos berços, com impacto direto para o escoamento dos derivados das refinarias de São Paulo que abastecem as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do País”, disse a empresa em comunicado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Fundo de pensão da Petrobras pede que Toffoli reveja suspensão de multa bilionária da J&F
Por CartaCapital
Petrobras atinge R$ 569 bilhões em valor de mercado e bate recorde histórico
Por CartaCapital