CartaExpressa
Conselho do Senado discute remuneração de conteúdo jornalístico pelas plataformas digitais
Tramitam no Poder Legislativo três projetos sobre o tema, um deles apresentado pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ)


A remuneração de conteúdo jornalístico pelas plataformas digitais será o tema de uma audiência pública do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, na segunda-feira 4.
Confirmaram presença na agenda a professora da Universidade de Brasília Marisa von Bülow; o presidente da Associação Nacional de Jornais, Marcelo Rech; e o diretor-executivo do InternetLab, Francisco Britto Cruz.
Tramitam no Congresso três projetos sobre o tema. Um deles, o PL 2.370/2019, da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), altera a Lei dos Direitos Autorais para, entre outras medidas, obrigar plataformas digitais a remunerar artistas e empresas jornalísticas pelo conteúdo criado.
O assunto chegou a ser debatido pelo Conselho em novembro de 2023, quando os participantes ressaltaram que a sustentabilidade da comunicação social passa, entre outras ações, pela remuneração financeira do conteúdo jornalístico e a regulamentação das plataformas digitais.
(Com informações da Agência Senado)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Câmara analisa projeto que criminaliza a disseminação de informação falsa sobre eleições
Por CartaCapital
Projeto que autoriza empresas estrangeiras a operar voos domésticos na Amazônia avança no Senado
Por CartaCapital
Comissão do Senado aprova PL que autoriza porte de arma para agentes de segurança socioeducativos
Por Caio César