Cultura

assine e leia

Uma ode à vida comum

Com ‘Dias Perfeitos’, um filme pequeno e lento, Wim Wenders cai de novo no gosto da crítica e chega ao Oscar

Asceta. Em Dias Perfeitos, rodado pelo cineasta alemão em Tóquio, o ator Kōji Yakusho vive um homem que limpa banheiros, ouve fitas-cassete e sorri – Imagem: Master Mind Ltda e Festival de Berlim
Apoie Siga-nos no

No início de 2022, Wim Wenders foi convidado para visitar Tóquio e conhecer alguns banheiros públicos. O convite veio do projeto de arte Tokyo Toilet, que contratou arquitetos e designers para criar 17 banheiros esteticamente bonitos no bairro de Shibuya. “Sabemos que você gosta do Japão e de arquitetura”, eles me disseram. “Então, gostaríamos que viesse ver os nossos lindos banheiros. Se gostar deles, talvez possa fazer uma série de documentários curtos a respeito.”

O convite chegou num momento oportuno para Wenders, que, como ele mesmo diz, estava “com muitas saudades de Tóquio”, cidade que visitou com frequência, desde que fez um filme sobre o estilista de moda Yohji Yamamoto, em 1989.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo