CartaExpressa
Tribunal do Rio aprova plano de recuperação judicial das Americanas
O plano foi aprovado pela Assembleia Geral de Credores em 19 de dezembro


O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro homologou, nesta segunda-feira 26, o Plano de Recuperação Judicial da Americanas S. A. e das suas subsidiárias JSM Global e B2W Digital Luz.
O Plano foi aprovado pela Assembleia Geral de Credores em 19 de dezembro do ano passado.
A homologação foi assinada pelo juiz Paulo Assed Estefan, titular da 4ª Vara Empresarial do TJ-RJ.
Em fato relevante, o Grupo Americanas informou que ainda divulgará os credores e o mercado sobre os prazos a serem iniciados com a decisão judicial. Esses prazos deverão contar a partir da publicação da decisão no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com o Tribunal, os credores do Grupo Americanas já podem formalizar os seus pedidos de crédito no “Portal dos Credores”. Os credores financeiros que sejam detentores de títulos de dívidas negociados no exterior e regulados por lei estrangeira farão o procedimento por meio do “Portal dos Bondholders”.
A crise do Grupo Americanas teve início em 11 de janeiro de 2023, com a notícia de fraude nos balanços da empresa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.