CartaExpressa
Democrata Tom Suozzi assumirá lugar de George Santos na Câmara dos EUA
Ele venceu disputa em Nova York e diminuiu maioria republicana na Câmara
O democrata Tom Suozzi será o substituto de George Santos na Câmara dos Estados Unidos. Segundo projeções da imprensa norte-americana, ele venceu, na terça-feira 13, a disputa contra a republicana Mazi Pilip em Nova York.
“Nós, vocês, vencemos esta corrida porque abordamos questões relevantes e encontramos uma forma de unir as nossas divisões”, disse Suozzi no discurso da vitória. Político veterano, ele deverá cumprir onze meses de mandato, que era o período que cabia a Santos.
Em dezembro do ano passado, George Santos teve o mandato cassado pelo Congresso norte-americano. Ele é acusado de uma série de crimes, como lavagem de dinheiro e fraude.
Além disso, as investigações sobre o republicano filho de brasileiros apontaram que ele mentiu sobre vários aspectos da sua vida política, tanto para os eleitores como para o próprio Legislativo dos EUA. Com a decisão, Santos se tornou um dos poucos deputados expulsos na história do Congresso.
Com a vitória de Souzzi, a maioria republicana diminuiu levemente na Câmara. Na nova configuração, o partido do ex-presidente Donald Trump terá 219 cadeiras, diante de 213 da sigla do presidente Joe Biden.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Senado dos EUA aprova ajuda à Ucrânia; texto deve ser rejeitado na Câmara Baixa
Por CartaCapital
Republicanos destituem secretário de Segurança Interna de Biden por crise na fronteira
Por AFP


