Israel é responsável por um genocídio em Gaza?
Marina Verenicz e André Lucena entrevistam Sylvia Steiner, ex-juíza do Tribunal Penal Internacional de Haia
Em meio a protestos da comunidade internacional, a ofensiva das forças militares de Israel contra a Faixa de Gaza sob a justificativa de retaliação contra os ataques do Hamas em outubro do ano passado segue em curso. No dia 26 de janeiro, o mais alto órgão judicial da Organização das Nações Unidas (ONU) instou Israel a fazer todo o possível para evitar qualquer eventual ato de “genocídio” no território.
Para entender melhor qual o impacto dessa decisão e analisar o conflito pela perspectiva do direito internacional, os repórteres Marina Verenicz e André Lucena recebem a jurista e ex-juíza do Tribunal Penal Internacional de Haia Sylvia Steiner.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



