Política
PF faz operação para apurar uso de inteligência artificial para difamar prefeito de Manaus
Mídia compartilhada nas redes mostrava o prefeito criticando professores que protestavam cobrando o pagamento do abono; gravação, no entanto, usava IA para simular a voz do político


A Polícia Federal cumpre, nesta sexta-feira 9, uma operação em Manaus para apurar o uso de inteligência artificial em montagem feita simulando a voz do prefeito da capital, David Almeida (Avante).
No áudio, que circulou nas redes sociais, o prefeito teria xingado professores que fizeram um protesto cobrando o pagamento do abono do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
No arquivo, de sete segundos, uma voz parecida com a de David Almeida profere xingamentos contra os profissionais da educação. A voz, no entanto, foi criada por inteligência artificial, segundo apontam os investigadores.
A PF informa, em nota, que conseguiu “provar tecnicamente que o material que circulou não era autêntico”.
Perícias conseguiram identificar o sistema usado, quem produziu o áudio, o local de produção e uma agência de publicidade responsável pela divulgação e propagação em plataformas digitais.
O objetivo da operação, agora, é identificar todos os autores envolvidos na criação de difamação eleitoral do prefeito.
Segundo a nota oficial da corporação, agentes da PF cumprem nove mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira 9. Os alvos são um designer, três empresas de publicidade, sócios das empresas e dois compartilhadores da mensagem falsa.
Até o momento já foram apreendidas mídias computacionais, bem como os suspeitos já foram intimados a depor na Superintendência da Polícia Federal. O nome dos alvos da operação não foram confirmados oficialmente pela PF.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

União Europeia aprova ambicioso pacote para regular uso da Inteligência Artificial
Por RFI
TSE propõe regras para punir uso indevido de inteligência artificial nas eleições de 2024
Por Wendal Carmo