CartaExpressa
Governo Lula publica MP para isentar do Imposto de Renda quem ganha até 2 salários mínimos
O presidente prometeu ampliar o benefício para quem recebe até 5 mil reais por mês até o fim do mandato
O governo Lula (PT) publicou na noite desta terça-feira 6 uma medida provisória que isenta do Imposto de Renda quem recebe até dois salários mínimos. Agora, quem ganha até 2.824 reais por mês não terá de pagar o tributo.
A nova tabela do IR, segundo o governo, isentará 15,8 milhões de brasileiros.
Este é o segundo aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda desde o início do governo. Em 1º de maio de 2023, entrou em vigor o primeiro ajuste na tabela após oito anos, de 1.903,98 para 2.640 reais.
A atualização publicada nesta terça decorre do reajuste do salário mínimo para 1.412 reais, montante 7% superior ao de 2023.
Em 23 de janeiro, Lula também reforçou o compromisso assumido na campanha eleitoral de 2022 de ampliar a isenção do IR para quem recebe até 5 mil reais por mês, até o fim de seu mandato.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
‘Não vou aplaudir esse cara?’, diz Castro sobre Lula após evento no Rio
Por CartaCapital
Atlas: Brasileiros veem criminalidade e corrupção como os maiores problemas do País
Por André Lucena



