Mundo
‘Surpreso e triste’, diz Lula sobre a morte de Piñera; confira mais reações
Sebastián Piñera presidiu o país entre 2010 e 2014 e de 2018 a 2022


Lideres políticos brasileiros e de outros países da América Latina se manifestaram, nesta terça-feira 6, sobre a morte do ex-presidente do Chile Sebastián Piñera, vítima de um acidente de helicóptero em Lago Ranco, na região central do país.
Em publicação nas redes sociais, o presidente Lula (PT) se disse ‘surpreso e triste’.
“Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação dos nossos países e sempre tivemos um bom diálogo, quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos. Muito triste seu falecimento de forma tão abrupta. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos de Piñera por esta perda”, escreveu o petista.
Surpreso e triste com a morte de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile. Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação dos nossos países e sempre tivemos um bom diálogo, quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos. Muito triste seu falecimento de forma…
— Lula (@LulaOficial) February 6, 2024
O ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou nas redes sociais que Piñera era ‘um grande estadista’.
“O Chile e a América Latina perdem um grande líder. E eu perco um grande amigo. Minhas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e ao povo chileno”, publicou.
MORRE PIÑERA:
GRANDE ESTADISTA E
AMIGO COMO POUCOSAcabo de receber a triste notícia do falecimento do amigo e líder latino-americano, Sebastián Piñera. Ainda há poucos dias estivemos juntos e pude, mais uma vez, desfrutar da sua inteligência, nobreza e, sobretudo, da sua… pic.twitter.com/gCeNIZwpub
— Michel Temer (@MichelTemer) February 6, 2024
O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) mencionou ter jantado com Piñera, na capital paulista, na semana passada.
Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do ex-presidente do Chile, Sebastian Piñera, vítima de acidente de helicóptero no sul do Chile. Na semana passada jantamos com o Presidente Piñera em São Paulo. Uma perda inestimável. pic.twitter.com/upm06Xhrb1
— João Doria (@jdoriajr) February 6, 2024
No cenário internacional, o presidente do Chile, Gabriel Boric, fez um pronunciamento transmitido nas redes sociais em que prestou condolências aos familiares de Piñera e aos integrantes de seus governos. Também anunciou três dias de luto oficial no país, ‘para honrar a memória de quem foi eleito presidente do Chile em duas oportunidades”. Boric ainda disse ter destinado ao Ministério das Relações Exteriores a tarefa de cuidar do funeral do ex-mandatário.
“Piñera foi um democrata de primeira hora”, acrescentou Boric.
S.E. Presidente de la República @GabrielBoric se dirige al país, con motivo del fallecimiento del ex Presidente Sebastián Piñera Echenique https://t.co/jX8Y6Ahse5
— Presidencia de Chile (@Presidencia_cl) February 6, 2024
O ex-presidente argentino Mauricio Macri expressou tristeza pela morte de Piñera, a quem chamou de ‘querido amigo’. “Boa pessoa, comprometido como ninguém com o Chile e com os valores da liberdade e da democracia na América Latina”, acrescentou.
Tristeza inmensa por la muerte de mi querido amigo Sebastián Piñera. Buena gente, comprometido como nadie con Chile y con los valores de la libertad y la democracia en América Latina… Realmente es una pérdida total, irremplazable. Hoy despido a un amigo y a un dirigente notable.…
— Mauricio Macri (@mauriciomacri) February 6, 2024
O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, disse que conhecia Piñera há muitos anos e destacou a ‘atitude positiva’ do ex-presidente chileno em relação a Montevidéu. “A título de exemplo, basta citar o seu apoio com a logística oferecida para a chegada das vacinas durante a pandemia.”
Conocí al Presidente Piñera hace varios años. Siempre tuvo una actitud positiva hacia el Uruguay y en lo personal. Como muestra basta nombrar su apoyo con la logística ofrecida para la llegada de las vacunas durante la pandemia. A los chilenos y su familia mi pésame. QEPD
— Luis Lacalle Pou (@LuisLacallePou) February 6, 2024
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, também registrou suas condolências nas redes sociais.
Lamento profundamente el fallecimiento del ex presidente de Chile, Sebastián Piñera. Envío mis condolencias a su familia, amigos y al pueblo chileno en este momento de dolor. pic.twitter.com/94pTvcXqip
— Santiago Peña (@SantiPenap) February 6, 2024
Sebastián Piñera nasceu em 1º de dezembro de 1949, em Santiago, e presidiu o Chile entre 2010 e 2014 e de 2018 a 2022.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Morre Sebastian Piñera, ex-presidente do Chile, aos 74 anos
Por CartaCapital
Trump não tem imunidade presidencial, decide tribunal de apelações nos EUA
Por CartaCapital
TSE de El Salvador reconhece falhas na transmissão de dados
Por Deutsche Welle