Política

Os índices de popularidade do governo Lula, segundo nova pesquisa Atlas

O levantamento também avaliou o desempenho da gestão por áreas, com destaque positivo para direitos humanos

Os índices de popularidade do governo Lula, segundo nova pesquisa Atlas
Os índices de popularidade do governo Lula, segundo nova pesquisa Atlas
O presidente Lula. Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa Atlas Intel divulgada nesta terça-feira 6 aponta que 52% dos brasileiros aprovam o desempenho do presidente Lula (PT), enquanto 43% o desaprovam e 6% não souberam responder. Na rodada anterior, de novembro de 2023, os índices eram, respectivamente, de 50%, 47% e 3%.

O instituto também questionou os entrevistados sobre a avaliação do governo. Neste caso, 42% o classificam como bom ou ótimo, 39% como ruim ou péssimo e 16% como regular. Outros 3% não souberam.

O índice de bom ou ótimo era de 43% em novembro, o de ruim ou péssimo chegava a 45% e o de regular registrava 11%.

A pesquisa também avaliou o desempenho do governo por áreas. O destaque positivo está em Direitos humanos e igualdade racial, com 39% de “ótimo”. A marca negativa recai sobre Justiça e combate à corrupção, com 44% de “péssimo”.

Confira o ranking:

O levantamento seguiu uma metodologia intitulada Atlas Random Digital Recruitment, ou RDR, segundo a qual os entrevistados são recrutados organicamente durante a navegação de rotina na web em territórios geolocalizados em qualquer dispositivo (smartphones, tablets, laptops ou PCs).

O instituto diz que, a fim de garantir a representatividade nacional, as amostras são pós-estratificadas usando um algoritmo em um conjunto mínimo de variáveis de destino: sexo, faixa etária, nível educacional, nível de renda, região e comportamento eleitoral anterior.

A pesquisa publicada nesta terça contou com 7.405 respondentes entre 28 de e 31 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual, com um nível de confiança de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo