CartaExpressa
Arquidiocese confirma investigação sobre Júlio Lancellotti para ‘buscar a verdade’
Em nota, a entidade religiosa menciona ‘suposto novo fato de abuso sexual’


A Arquidiocese de São Paulo informou nesta segunda-feira 5 não ter arquivado recentes denúncias contra o Padre Júlio Lancellotti.
Em nota, a entidade disse ter tomado conhecimento de um “suposto novo fato de abuso sexual” envolvendo o pároco e reforçou a necessidade de “uma nova investigação”.
O caso ganhou tração a partir da proposta do vereador Rubinho Nunes (União) de investigar Lancellotti na Câmara Municipal, por meio da chamada CPI das ONGs.
“A recente divulgação de laudos periciais com resultados contraditórios e a notícia de um suposto novo fato de abuso sexual envolvendo o referido sacerdote requerem uma nova investigação da parte da Arquidiocese para a busca da verdade”, diz o comunicado da entidade.
“Não houve e não há arquivamento dessa atual denúncia, e a Arquidiocese segue atenta aos ulteriores elementos sobre os fatos denunciados e a toda investigação séria, fazendo o que lhe compete conforme a norma da Igreja e investigando o caso na área de sua competência, distante de interesses ideológicos e políticos, com serenidade e objetividade.”
O Padre Júlio Lancellotti afirmou, em nota, que tem “plena fé que as apurações conduzidas pela Arquidiocese esclarecerão a verdade dos fatos”.
“Sigo, de maneira inabalada, a esperança de um futuro que extirpe o ódio aos pobres das nossas ruas e dos nossos corações”, conclui.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Vereador do PSOL pede cassação de Rubinho Nunes por ‘difamar e perseguir’ padre Júlio Lancellotti
Por Wendal Carmo
Arquidiocese mantém arquivamento de denúncia sobre suposto vídeo do padre Júlio Lancellotti
Por CartaCapital
Instituto aciona o MP contra vereador por abuso de autoridade em CPI que mira o Padre Júlio
Por Wendal Carmo
Retirada de assinatura na CPI que mira o padre Júlio Lancellotti não tem efeito prático; Entenda
Por Ana Luiza Basilio
Quem é Rubinho Nunes, fundador do MBL que quer criar CPI em SP para investigar o Padre Júlio Lancelotti
Por André Lucena