Sociedade
Morre Paulo Marubo, liderança indígena ameaçada no Vale do Javari
Ele lutava contra uma hepatite crônica causada pelas epidemias que atingem a região


Morreu, neste sábado 3, Paulo Marubo, um dos líderes indígenas da Terra Indígena do Vale do Javari, no Amazonas.
Paulo lutava contra uma hepatite crônica decorrente de diversas epidemias e surtos de doenças que atingiram a região.
Na semana passada, as redes sociais da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Unijava) pedia solidariedade a Paulo Marubo, internado aguardando uma cirurgia.
Ver essa foto no Instagram
Integrantes da Unijava fazem agora um apelo a Funai e a Secretaria de Saúde Indígena para transportar o corpo do líder de Manaus, local de falecimento, para o Vale do Javari.
Luta indígena
Marubo era uma das lideranças indígenas ameaçadas de morte por grupos criminosos que operam na região onde foram mortos o indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Philips, ao denunciarem crimes socioambientais e violência dos invasores contra os indígenas.
Ele atuou como professor na Terra Indígena do Vale do Javari e foi coordenador-geral da Unijava, contribuindo para implantação de projetos importantes de proteção territorial da TI.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo cria grupo para combater criminalidade no Vale do Javari
Por Agência Brasil
Viúva de Bruno Pereira, indigenista assassinado, lança campanha para tratamento do filho
Por CartaCapital