Política industrial, geopolítica e as críticas de sempre
André Barrocal entrevista Uallace Moreira, Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços.
O governo Lula acaba de lançar uma política industrial. As medidas do programa Nova Indústria Brasil têm por objetivo aumentar a participação do setor no conjunto da economia e, no fim das contas, melhorar as condições de vida da população. Os empregos em empresas industriais costumar pagar mais do que o comércio e a agricultura, por exemplo. O programa terá 300 bilhões de reais até 2026 e foco em seis “missões”. Estas combinam o potencial do País na economia global e as necessidades dos brasileiros: agroindústria, bioeconomia, defesa, digitalização, saúde e infraestrutura. Apesar dos propósitos governamentais, sobrou a má vontade de sempre em setores da mídia e do dito “mercado”, defensores de que tudo seja sempre o mais “liberal” possível. Sobre esses assuntos, o repórter André Barrocal entrevista AO VIVO Uallace Moreira, Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



