CartaExpressa
No STF, Marinho pede saída de Moraes dos casos do 8 de Janeiro
Barroso ouviu ainda observações dos parlamentares sobre a continuidade do chamado inquérito das fake news


O senador Rogério Marinho (PL-RN) pediu nesta quarta-feira 24 ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, que o ministro Alexandre de Moraes seja afastado dos casos que envolvem o 8 de Janeiro.
“Nós acreditamos que ele [Moraes] deveria abrir mão do processo, até para que não haja no futuro nulidade quanto a esses processos”, declarou Marinho.
O senador afirmou também que expressou “inquietação” com o “padrão do STF de abrir inquéritos de ofício”.
Marinho participou de uma reunião com Barroso junto aos senadores Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Izalci Lucas (PSDB-DF) e Márcio Bittar (União-AC).
De acordo com o líder da oposição, o ministro se prontificou a levar as preocupações mencionadas tanto ao ministro Alexandre de Moraes quanto aos demais integrantes da Corte.
Segundo o STF, o Barroso ouviu ainda observações dos parlamentares sobre a continuidade do chamado inquérito das fake news. Os senadores ainda entregaram uma cópia do relatório da CPI das ONGs, aprovado no fim do ano passado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Marinho defende desonerar a folha de pagamentos e debater cobrança ‘no faturamento’
Por CartaCapital
ONU pede punição a todos os envolvidos nos atos golpistas de 8 de Janeiro
Por Agência Brasil