CartaExpressa
Polícia Federal deflagra operação para investigar vazamento nas provas do Enem
Há indícios de divulgação ilícita do tema da redação referente ao caderno rosa no exame em 2023, ainda durante a realização do exame
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira 24 , a Operação Limite Virtual para investigar vazamentos relacionados às provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.
Estão previstos na operação dois mandatos de busca e apreensão conforme deferidos pela Justiça Federal de Sobral (CE).
Investigações da PF apontaram como suspeito um residente da cidade cearense que passou a ser investigado por indícios de crimes de divulgação ilícita do conteúdo de prova nas redes sociais. Há indícios de divulgação ilícita do tema da redação referente ao caderno rosa no exame em 2023, ainda durante a realização do exame.
Segundo a Polícia Federal, as condutas do investigado podem configurar o cometimento, em tese, do crime de fraude em certame de interesse público, com penas que podem chegar a oito anos de prisão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Senador aliado de Bolsonaro apresenta projeto para proibir suposto ‘viés ideológico’ no Enem
Por CartaCapital
Enem 2023: pouca participação de alunos da rede pública preocupa o MEC
Por Camila da Silva
Inscrições para o Sisu começam nesta segunda-feira
Por Agência Brasil


