CartaExpressa
Homem que morreu de meningite na Papuda não estava preso pelo 8 de Janeiro, diz STF
Boatos nas redes sociais tentaram associar o caso à Corte


O Supremo Tribunal Federal informou nesta terça-feira 23 que um detento que morreu na semana passada vítima de meningite na penitenciária da Papuda, em Brasília, não estava preso por envolvimento nos atos golpistas de 8 de Janeiro.
Postagens nas redes sociais tentaram associar o caso à Corte e ao Executivo. “Mais uma morte para conta de quem? Tomara que essa família processe o governo. Eles estão fazendo isso para calar quem esteja fazendo manifestação política”, dizia umas das mensagens.
“No entanto, a reportagem utilizada por ela para falar sobre a morte afirmava que o homem cumpria pena desde 2017, antes dos atos de 2023. E o texto não trazia nenhuma relação com os ataques às sedes dos Três Poderes”, diz a Corte.
Segundo o STF, dos mais de 2 mil detidos em 8 de Janeiro de 2023, cerca de 70 pessoas – entre investigados por financiamento e réus já condenados – seguem presos. A maioria responde aos processos em liberdade.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Gonet concorda com Moraes e aponta vínculo de Roberto Jefferson com os atos de 8 de Janeiro
Por CartaCapital
8 de Janeiro: adeus às ilusões
Por Roberto Amaral
ONU pede punição a todos os envolvidos nos atos golpistas de 8 de Janeiro
Por Agência Brasil