CartaExpressa

Tarcísio muda o discurso e sugere ampliar o uso de câmeras pela PM paulista

Segundo o governador, a medida está sendo analisada pela Secretaria de Segurança Pública

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mudou o discurso em relação ao uso das câmeras corporais por agentes da Polícia Militar e sinalizou uma possível ampliação da medida.

A declaração foi dada na segunda-feira 22 durante um evento para a entrega de unidades habitacionais na capital.

“A gente vai lançar o ‘Muralha Paulista’ e a ideia é aumentar a segurança. E quando eu falo em segurança, falo em todas as dimensões. A gente vai usar tecnologia. A câmera corporal é uma das componentes de tecnologia que se integram ao Muralha Paulista, então nós vamos avaliar o uso dessas câmeras, né?! Há a possibilidade até de ampliação”, disse Tarcísio.

O governador afirmou que a medida está em análise pela pasta de Segurança Pública. “Nós vamos entrar com investimento muito forte em monitoramento, em tecnologia. Uma organização de dados em nuvem para que a gente possa, por meio da inteligência artificial, ter uma previsão de comportamento criminoso e melhor disposição de efetivo. E a câmera corporal também vai se integrar ao Muralha Paulista”, completou.

No início do mês, o governador questionou a efetividade do uso de câmeras por policiais e chegou a dizer que o governo investiria no aumento do efetivo militar, em detrimento ao investimento nos equipamentos.

O uso de câmeras em uniformes policiais começou a ser adotado em São Paulo em 2020, através de um programa conhecido como Olho Vivo. Estudos sobre o tema já mostraram que a ferramenta contribui para a diminuição da letalidade nas ações policiais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar