‘Brasil será o grande líder da economia verde’

André Barrocal entrevista Rodrigo Rollemberg, ex-governador do Distrito Federal e atual Secretário de Economia Verde do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

O governo vai lançar em 22 de janeiro uma nova política industrial, com medidas para tentar qualificar o parque produtivo e gerar empregos num setor que paga salários melhores do que a agricultura e o comércio, por exemplo. Entre as seis eixos do programa, chamadas de “missões”, um deles é “bioeconomia, descarbonização e transição energética”. A crise climática é vista pelo governo como uma oportunidade de desenvolvimento do país. O Brasil tem potencial para tirar proveito do bonde mundial do “esverdeamento”. Temos fontes de energia renováveis e limpas em abundância e uma das maiores florestas do planeta, entre outras vantagens. O que o Brasil começou a plantar em 2023? E o que fará em 2024? Sobre esses assuntos, o repórter André Barrocal entrevista Rodrigo Rollemberg, Secretário de Economia Verde, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Cacá Melo

Cacá Melo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar