CartaExpressa
Senador aliado de Bolsonaro apresenta projeto para proibir suposto ‘viés ideológico’ no Enem
A proposta de Cleitinho (PL-MG) também mira concursos públicos e vestibulares


O senador Cleitinho (Republicanos-MG) apresentou no fim de 2023 um projeto de lei para vedar o uso de conteúdos com “viés ideológico” em questões do Enem, de concursos públicos e de vestibulares de universidades públicas.
Segundo o texto, caso a medida não seja cumprida, a banca examinadora poderá ser suspensa por até cinco anos de concursos e vestibulares, além de ter de pagar uma multa.
Na justificativa, o aliado de Jair Bolsonaro (PL) alega que as avaliações devem buscar a imparcialidade, selecionando candidatos por um crivo técnico e promovendo o “pensamento crítico, independentemente do viés ideológico dos examinadores”.
O Senado ainda não iniciou a tramitação do projeto, que passará por comissões antes de eventualmente chegar ao plenário.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Norte e Nordeste concentram metade das notas mil na redação do Enem
Por Agência Brasil
Lei frustrou promessa para a ampliação de cotas para negros e trans no ‘Enem dos Concursos’
Por Caio César
Inscrições para Concurso Unificado começam nesta sexta-feira
Por CartaCapital