CartaExpressa
Lula sanciona lei que cria o Ministério do Empreendedorismo, de Márcio França
A pasta foi criada após Lula retirar França do comando de Portos e Aeroportos para dar lugar a Silvio Costa Filho (Republicanos)


O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira 16 a lei que cria o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, chefiado por Márcio França (PSB).
O ministério foi criado após Lula retirar França do comando de Portos e Aeroportos para dar lugar a Silvio Costa Filho (Republicanos), em setembro de 2023.
A nova pasta resultou do desmembramento do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Ela é responsável, por exemplo, por programas de apoio e formalização de negócios e por estímulos ao microcrédito.
Dados do Sebrae apontam que as microempresas e as empresas de pequeno porte somam quase 21 milhões de empreendimentos, o equivalente a 99% de todas as empresas nacionais.
O setor responde por 27% do Produto Interno Bruto e por 54% dos postos de trabalho com carteira assinada.
(Com informações da Agência Brasil)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula sanciona lei que cria incentivos financeiros a estudantes do ensino médio
Por Victor Ohana
Lula sanciona lei que estabelece revisão anual da tabela do SUS
Por CartaCapital
Homem destrói placa de Marielle Franco e quadro com imagem de Lula em bar no Rio
Por CartaCapital