CartaExpressa
Nunca temi pela nossa democracia, diz Mendonça em vídeo sobre o 8 de Janeiro
A declaração é parte de uma obra institucional da Corte sobre os ataques executados por bolsonaristas


O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, afirmou que em momento algum durante o 8 de Janeiro temeu pela democracia brasileira.
A declaração foi exibida em um vídeo institucional transmitido pela Corte nesta segunda-feira 8, um ano depois dos ataques golpistas.
Trata-se de parte de um documentário do Supremo sobre os ataques executados por bolsonaristas. A obra compõe a exposição Após 8 de Janeiro: Reconstrução, memória e democracia, promovida pelo tribunal.
“Acho que a nossa democracia está consolidada. Eu em nenhum momento temi pela democracia”, diz Mendonça na gravação. “O que não significa gravidade, o que não significa que isso deve ser aceito, que deve ser tolerado.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Um ano após o 8 de Janeiro, PF apreendeu quase R$ 24 milhões em bens
Por Camila da Silva
8 de Janeiro foi meticulosamente preparado por anos de ameaças, diz Barroso
Por CartaCapital
Moraes promete punição a golpistas do 8 de Janeiro e rechaça apaziguamento
Por CartaCapital