CartaExpressa
Um ano após o 8 de Janeiro, PF apreendeu quase R$ 24 milhões em bens
A Operação Lesa Pátria, da Polícia Federal, está na 23ª fase


Os ataques de 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes, em Brasília, resultaram na apreensão de ao menos 24 milhões de reais em bens, de acordo com balanço divulgado pela Polícia Federal nesta segunda-feira 8.
Foram:
- 11 milhões de reais em bens;
- 8 milhões de reais em ônibus apreendidos;
- 5 milhões de reais em outros veículos.
O prejuízo dos ataques, entretanto, supera o valor de 20 milhões de reais.
Até o momento, a Operação Lesa Pátria realizou 23 fases para identificar as pessoas que financiaram e fomentaram a invasão.
Com isso, pelo menos 1.430 pessoas foram presas no último ano. Destes, 248 participaram da invasão e 1.156 estavam no acampamento dos manifestantes. Também foram acusados 8 policiais militares do DF e um financiador.
A PF cumpriu 97 mandados de prisão preventiva, outros 313 mandados de busca e apreensão e realizaram 1.393 prisões em flagrante.
A Operação é permanente, e deve continuar sobre os quatro grupos envolvidos na invasão: executores, financiadores, autores intelectuais e autoridades públicas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Moraes promete punição a golpistas do 8 de Janeiro e rechaça apaziguamento
Por CartaCapital
Autoridade das instituições não está nos prédios, diz Rosa um ano após o 8 de Janeiro
Por CartaCapital
8 de Janeiro é consequência dos discursos de ódio e da desinformação, diz Barroso
Por Leonardo Miazzo
O primeiro aniversário da invasão do 8 de Janeiro visto pela imprensa europeia
Por RFI
A lista de governadores que não devem comparecer ao evento do 8 de Janeiro
Por CartaCapital