Política
8 de Janeiro: prédio do Congresso tem projeção de bandeira do Brasil e frase em defesa da democracia
Ação acontece um ano após ataques aos prédios dos Três Poderes, em Brasília


O Congresso Nacional exibiu, na noite deste domingo 7, uma projeção nas paredes do prédio em defesa à democracia. As imagens fazem uma alusão aos ataques do 8 de Janeiro de 2023, que completam um ano nesta segunda-feira.
A primeira imagem exibe uma bandeira do Brasil e sem frases. A segunda projeção traz a frase “Democracia nos Une”. Segundo o governo federal, as fotos fazem parte da ação que visa “reforçar os valores da democracia e da institucionalidade” no País.
Foto: Rubens Gallerani Filho/Audiovisual/PR
A intervenção iniciou às 21h30 e marcou um ano dos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília. Neste segunda-feira 8, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal programaram eventos para relembrar a data.
Intitulado Democracia Inabalada, o ato terá a presença, entre outros, do presidente Lula (PT) e dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); e do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso.
A expectativa é de que o evento contará com cerca de 500 convidados. Também marcarão presença Rosa Weber, que presidia o STF à época dos ataques bolsonaristas; o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB); e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, além de governadores e ministros de Estado.
Após discursos, as autoridades irão até a entrada do Salão Nobre do Senado, para a reintegração simbólica ao patrimônio público de uma tapeçaria de Burle Marx e de uma réplica da Constituição Federal de 1988, itens que foram alvos dos golpistas naquele 8 de Janeiro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

8 de Janeiro: A fragilidade democrática brasileira e os desafios para o futuro
Por Fábio Felix
8 de Janeiro: Agentes do caos seguem ativos e espectro do autoritarismo nos assombra, diz Lewandowski
Por Leonardo Miazzo
Fotos inéditas mostram danos provocados na Câmara e no Senado por golpistas do 8 de Janeiro
Por CartaCapital
Um ano depois, o 8 de Janeiro enquadrou executores. E Bolsonaro? E os militares?
Por Leonardo Miazzo