Lula e Bolsonaro decidirão as eleições em 2024?

Jorge Chaloub, cientista político e professor da UFRJ, fala sobre a provável polarização no pleito municipal deste ano

Com o encerramento de 2023, os olhos da política se voltam para a eleição municipal de 2024, a primeira disputa nas urnas desde o início do terceiro mandato do presidente Lula (PT). O petista, a propósito, aposta que o pleito nas cidades reproduzirá a polarização de 2022 – ou seja, entre Lula e Bolsonaro. A avaliação faz sentido, considerando o fato de que o ex-capitão está inelegível por oito anos? Quais as perspectivas para o campo progressista na eleição? E quais são os principais desafios da esquerda? Para oferecer uma reflexão sobre esses e outros temas, o editor Leonardo Miazzo entrevista Jorge Chaloub, cientista político e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Sebastião Moura

Sebastião Moura
Videorrepórter

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.