CartaExpressa
PSOL vai ao STF contra decisão que liberou apreensão de menores sem flagrante no Rio
O presidente do TJ-RJ suspendeu uma decisão liminar que havia determinado que o governo estadual e a prefeitura não apreendessem crianças e adolescentes sem flagrante no Rio


Parlamentares do PSOL recorreram ao Supremo Tribunal Federal solicitando a suspensão da decisão do Tribunal de Justiça do Rio, que permite apreensão de crianças e adolescentes sem flagrante de ato infracional.
No dia 16 de dezembro, o presidente do TJ-RJ suspendeu uma deisão liminar da 1ª Vara da Infância, Juventude e Idoso da Capital, que havia determinado que Estado e Município do Rio de Janeiro se abstivessem de apreender menores sem flagrante ato infracional.
Em reclamação constitucional encaminhada ao Supremo, os parlamentares justificam que a decisão do Presidente do TJRJ ‘contraria frontalmente’ entendimento vinculante do STF nos autos da ADI 3446′, além de inobservar o previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, texto constitucional do que o Brasil é signatário.
Assinam a reclamação constitucional os deputados federais do PSOL Tarcísio Motta, Talíria Petrone, Henrique Vieira e Glauber Braga, e os deputados estaduais Renata Sousa, Flávio Serafini e Dani Monteiro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

CNJ vai investigar juíza que proibiu apreensão de crianças e adolescentes no Rio
Por CartaCapital
Ministério da Saúde incorpora vacina da dengue ao SUS
Por Camila da Silva
No Rio, adolescentes vítimas de fake nudes são ouvidas pela Justiça
Por Agência Brasil
Decisão bilionária de Toffoli em prol da J&F prejudica servidores da Caixa, diz Federação
Por CartaCapital
Campos Neto aceita convite e deve ir a churrasco de Lula em Brasília
Por CartaCapital