Economia
Carteiras digitais e ‘maquininhas’ aderem à plataforma Celular Seguro
Empresas como a Google e a 99 cadastraram suas carteiras digitais no novo aplicativo, que promete agilizar o processo de bloqueio do celular em casos de furto ou roubo


Empresas como a Google, a 99 e o Ifood vão aderir ao programa Celular Seguro, lançado pelo governo federal, nesta terça-feira 19, para barrar de forma rápida e eficiente o acesso de criminosos aos aparelhos furtados.
A adesão conjunta foi formalizada pela Associação Brasileira de Internet, a Abranet, que reúne mais de 400 empresas associadas que utilizam em seus serviços maquininhas de cartão e meios de pagamento, como o GooglePay e o 99pay. A participação das novas empresas no programa será formalizada ainda nesta quinta-feira, em uma cerimônia no Palácio da Justiça em Brasília.
Na quarta-feira 20, o governo federal há havia registrado mais de 155 mil usuários cadastrados na plataforma. Com um único alerta, o aplicativo permite que a vítima comunique a perda à Anatel e os aplicativos de banco, agilizando o processo de bloqueio do aparelho.
Com o novo sistema, o usuário pode cadastrar pessoas de confiança para que, a partir do celular delas, solicite o bloqueio do aparelho roubado. A medida, no entanto, não exclui a necessidade de registrar um boletim de ocorrência sobre o furto.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.