CartaExpressa

Governo deve lançar amanhã programa para agilizar bloqueio de celular roubado

A plataforma permitirá ao usuário pedir o bloqueio, simultaneamente, à Anatel, aos bancos e às gestoras de aplicativos

Governo deve lançar amanhã programa para agilizar bloqueio de celular roubado
Governo deve lançar amanhã programa para agilizar bloqueio de celular roubado
Foto: Carl de Souza/AFP
Apoie Siga-nos no

O Secretário-Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, anunciou que o governo federal vai lançar um mecanismo para que as pessoas que tenham celulares roubados possam bloquear os aplicativos simultaneamente.

Em publicação feita no último sábado 16, Cappelli afirmou que o lançamento do mecanismo será feito amanhã.

“Vamos lançar na próxima terça-feira uma iniciativa que transformará os celulares roubados num pedaço de metal inútil. Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente à ANATEL [Agência Nacional de Telecomunicações], para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, disse Cappelli.

A ideia é que a plataforma agilize o bloqueio de celulares furtados e roubados. O programa, que deverá se chamar “Celular Seguro”, será oferecido em versões web ou como aplicativo. 

A pessoa roubada poderá cadastrar o número de alguém de confiança para comunicar a perda e acionar os bloqueios simultâneos.

O acionamento do bloqueio, porém, não vai eliminar a necessidade de se prestar Boletim de Ocorrência (BO) após os casos de furto ou roubo. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, quase um milhão de celulares foram furtados ou roubados no país, em 2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo