Mundo
Escolas internacionais recebem ameaças de bomba na Espanha
A polícia espanhola não fez comentários sobre as diversas ameaças registradas nesta segunda-feira


Várias escolas internacionais na Espanha, francesas e britânicas, receberam e-mails com ameaças de bomba, o que provocou a suspensão de algumas aulas nesta segunda-feira, informaram à AFP.
“Recebemos um e-mail com uma ameaça de bomba ontem à tarde (domingo) às 23h. Avisamos a polícia e a embaixada da França na Espanha. Até que as autoridades ajam, a escola não abrirá”, explicou Noël Jegou, diretor do instituto francês Molière em Saragoça (nordeste).
Na segunda-feira, o liceu, com 1.000 estudantes, não abriu suas portas no horário habitual enquanto unidades especializadas em bombas estavam “a caminho” do local, afirmou Jegou.
O liceu francês Julio Verne em Tenerife, nas ilhas Canárias, recebeu uma ameaça semelhante na madrugada de domingo para segunda, disse seu diretor Julien Lepagney.
Os pais dos estudantes do colégio britânico St Georges, em Madri, receberam uma mensagem, à qual a AFP teve acesso, que informava que a escola abriria mais tarde na segunda por ter “recebido um e-mail durante a noite informando que uma bomba havia sido plantada na instituição”.
O colégio indicou que “o mesmo e-mail havia sido enviado à várias escolas de Madri” e que “a polícia acreditava que seriam alarmes falsos”.
Procurada pela AFP, a polícia espanhola não fez comentários.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

ONG acusa Israel de utilizar fome como método de guerra em Gaza
Por AFP
Entenda as possíveis consequências do pacote econômico de Milei
Por Agência Brasil
Boric descarta nova constituinte no Chile
Por CartaCapital