CartaExpressa
Avião da FAB decola do Egito com grupo de 48 repatriados que deixaram Gaza
A previsão é a de que a aeronave chegue à Base Aérea de Brasília às 3h20 da madrugada desta segunda-feira 11
Um avião da Força Aérea Brasileira decolou, neste domingo 10, do Egito, com um novo grupo de 48 repatriados que deixaram a Faixa de Gaza.
Segundo informações do Palácio do Planalto, a decolagem aconteceu às 14h (horário de Brasília), às 19h03 no horário local do Cairo.
A previsão de chegada à Base Aérea de Brasília é às 3h20 da madrugada desta segunda-feira 11.
O grupo repatriado é composto por 27 crianças e adolescentes, 17 mulheres (duas idosas) e quatro homens adultos. Entre eles, 11 binacionais brasileiro-palestinos e 37 palestinos.
Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, da lista de 102 brasileiros e familiares próximos apresentada aos governos envolvidos para autorização da saída da Faixa de Gaza, 24 tiveram a saída negada, incluindo sete brasileiro-palestinos. Com isso, alguns familiares dos que não foram autorizados também acabaram desistindo.
Ainda de acordo com a pasta, dos 78 previstos na lista autorizada, 47 cruzaram a fronteira.
Desde o início do conflito entre Israel e Hamas, o governo brasileiro contabiliza 1.525 passageiros e 53 animais domésticos repatriados em 11 voos da Força Aérea Brasileira.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Cristina Kirchner mostra o dedo do meio a apoiadores de Milei na cerimônia de posse
Por CartaCapital
Nem liberal, nem libertário: como classificar Javier Milei no aspecto ideológico
Por André Lucena
O primeiro discurso de Milei depois de tomar posse como presidente da Argentina
Por AFP


