CartaExpressa
PSD indica nomes e CPI da Braskem deve ser instalada na próxima terça
CPI já tem 9 dos 11 senadores necessários para a instalação e deve avançar na próxima semana


Com a indicação de dois senadores do PSD, a CPI da Braskem se encaminha para sair do papel na próxima semana. O partido indicou nesta sexta-feira 8 Omar Aziz (AM) e Otto Alencar (BA) para integrarem o colegiado como titulares.
Com isso, a CPI já tem 9 dos 11 senadores necessários para a instalação. O psbista Ângelo Coronel (BA) foi indicado como suplente.
A escolha desses nomes é importante porque, através da atuação de cada um deles, será dado o ritmo da condução dos trabalhos e da apreciação de requerimentos para tomar o depoimento das testemunhas ou autoridades.
Segundo Renan Calheiros (MDB-AL), o principal articulador do colegiado, a perspectiva é que a instalação da comissão ocorra entre terça e quarta-feira.
Apesar disso, as primeiras reuniões devem acontecer apenas em fevereiro, após o recesso parlamentar. Renan defende que as vítimas de Maceió (AL) sejam as primeiras ouvidas.
O texto de abertura da CPI foi lido pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em 24 de outubro. Entretanto, a Comissão estava travada pela indefinição dos integrantes. Com a pressão popular, os partidos voltaram a articular a CPI e indicaram nomes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Afundamento do solo de mina da Braskem chega a 2,09 m; Senado deve instalar CPI na semana que vem
Por CartaCapital
Maceió busca revisão de acordo de indenização com a Braskem após risco de rompimento em mina
Por Wendal Carmo