Mundo
Senado dos EUA contraria Biden e bloqueia ajuda à Ucrânia e Israel
Recusa foi por falta de acordo sobre medidas para frear a entrada de migrantes na fronteira com o México


Os senadores republicanos bloquearam, nesta quarta-feira 6, uma solicitação da Casa Branca de US$ 106 bilhões (R$ 519 bilhões, na cotação atual) em ajuda a Ucrânia e Israel.
O bloqueio acontece porque os democratas se negam a incluir as reformas exigidas pelos republicanos para frear a entrada de migrantes na fronteira com o México.
Eram necessários 60 votos favoráveis para que o pedido avançasse, mas, com 49 votos contrários pelos republicanos, o texto foi bloqueado.
Esta recusa representa um golpe para o presidente democrata Joe Biden, que advertiu o Congresso que seu contraparte russo, Vladimir Putin, não se limitará a uma vitória na Ucrânia se ganhar a guerra, mas poderia, inclusive, atacar um país da Otan.
(Com informações da AFP).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.