Mundo
Nunca vi uma guerra em que a preferência é pela morte de crianças e mulheres, diz Lula sobre Gaza
A declaração foi concedida em Berlim, ao lado do chanceler alemão, Olaf Scholz


O presidente Lula (PT) reforçou nesta segunda-feira 4 suas críticas à guerra entre Israel e o movimento palestino Hamas.
Para Lula, a Organização das Nações Unidas não tem cumprido o seu papel de buscar a paz.
“Não há por que haver essa guerra. A desgraça foi feita no primeiro atentado [do Hamas], e a ONU deveria intervir para que encontrassem uma solução”, afirmou o petista. “Nunca vi uma guerra com uma preferência da morte sobre crianças, mulheres… Mulheres, inclusive, antecipando o parto, fazendo cesariana para não ver seus filhos morrerem.”
A declaração foi concedida em coletiva de imprensa ao lado do chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, em Berlim.
Lula também afirmou que o Itamaraty deve repatriar mais 102 brasileiros que estão na Faixa de Gaza e defendeu que a única solução para o conflito é a consolidação de dois Estados.
O Ministério da Saúde de Gaza divulgou nesta segunda um novo balanço de vítimas. Segundo a pasta, 15.899 palestinos foram mortos pela campanha militar de Israel na Faixa de Gaza desde 7 de outubro — destes, a estimativa é que 70% sejam mulheres e crianças.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Dezenas de tanques israelenses entram no sul da Faixa de Gaza
Por AFP
Israel expande ofensiva contra o Hamas na Faixa de Gaza
Por AFP
Israel volta a bombardear Gaza apesar da crescente pressão para proteger os civis
Por AFP
Lula critica ataques de Israel em Gaza e denuncia ‘genocídio’; Conib lança nota de repúdio
Por CartaCapital