Mundo
Nunca vi uma guerra em que a preferência é pela morte de crianças e mulheres, diz Lula sobre Gaza
A declaração foi concedida em Berlim, ao lado do chanceler alemão, Olaf Scholz
O presidente Lula (PT) reforçou nesta segunda-feira 4 suas críticas à guerra entre Israel e o movimento palestino Hamas.
Para Lula, a Organização das Nações Unidas não tem cumprido o seu papel de buscar a paz.
“Não há por que haver essa guerra. A desgraça foi feita no primeiro atentado [do Hamas], e a ONU deveria intervir para que encontrassem uma solução”, afirmou o petista. “Nunca vi uma guerra com uma preferência da morte sobre crianças, mulheres… Mulheres, inclusive, antecipando o parto, fazendo cesariana para não ver seus filhos morrerem.”
A declaração foi concedida em coletiva de imprensa ao lado do chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, em Berlim.
Lula também afirmou que o Itamaraty deve repatriar mais 102 brasileiros que estão na Faixa de Gaza e defendeu que a única solução para o conflito é a consolidação de dois Estados.
O Ministério da Saúde de Gaza divulgou nesta segunda um novo balanço de vítimas. Segundo a pasta, 15.899 palestinos foram mortos pela campanha militar de Israel na Faixa de Gaza desde 7 de outubro — destes, a estimativa é que 70% sejam mulheres e crianças.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Dezenas de tanques israelenses entram no sul da Faixa de Gaza
Por AFP
Israel expande ofensiva contra o Hamas na Faixa de Gaza
Por AFP
Israel volta a bombardear Gaza apesar da crescente pressão para proteger os civis
Por AFP
Lula critica ataques de Israel em Gaza e denuncia ‘genocídio’; Conib lança nota de repúdio
Por CartaCapital



