CartaExpressa
Israel manterá a guerra em Gaza até alcançar todos os seus objetivos, diz Netanyahu
Segundo o premiê, o Exército se preparou durante os dias de trégua para ‘uma vitória total’


O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou neste sábado 2 que Israel manterá a guerra contra o Hamas “até alcançar todos os seus objetivos”, incluindo a libertação dos reféns israelenses e a eliminação do movimento palestino.
A nova etapa da guerra começou em 7 de outubro, quando integrantes do Hamas invadiram o sul de Israel, deixaram cerca de 1.200 mortos e levaram aproximadamente 240 reféns.
Israel, então, prometeu aniquilar o Hamas e iniciou uma campanha de ataques aéreos e terrestres em Gaza que, segundo as autoridades do enclave, deixou mais de 15.000 mortos.
“Nossos soldados se prepararam durante os dias de trégua para uma vitória total contra o Hamas”, declarou Netanyahu neste sábado, em sua primeira coletiva de imprensa desde a retomada dos combates, na manhã da sexta-feira 1º, após uma semana de cessar-fogo.
A extensão dos ataques israelense gera críticas de parte da comunidade internacional. Na sexta-feira, em entrevista à Al Jazeera, o presidente Lula (PT) afirmou que o primeiro-ministro é de extrema-direita e que não tem nada a dizer a ele em relação à guerra. Declarou também que Netanyahu tem “pouca sensibilidade humana para os problemas dos palestinos”.
(Com informações da AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.