Política
Em meio a incêndios florestais, governo prorroga o emprego da Força Nacional no Acre
Apenas em 2023, o estado registrou 745 focos de incêndio, segundo dados do Inpe


O governo federal prorrogou o uso da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao estado do Acre nas ações de combate aos incêndios florestais e às queimadas até 30 de novembro. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira 20.
A operação terá o apoio logístico do estado do Acre, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública.
“O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, destaca.
Apenas em 2023, o estado registrou 745 focos de incêndio, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe.
Além disso, dados ainda apontam um aumento de 127% no desmatamento no Acre entre os anos 2018 e 2021, comparado com o quadriênio anterior.
O aumento das queimadas fez com que o governo do Acre decretasse situação de emergência ambiental no início do mês de julho. A região ainda enfrenta seca severa, altas temperaturas e queda da umidade relativa do ar.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Fumaça tóxica de incêndios florestais sufoca Manaus
Por AFP
Floresta Amazônica têm maior taxa de desmatamento desde 2005, aponta estudo
Por Caio César