CartaCapital
Cartas Capitais
À espera do Apocalipse Parece a fábula do escorpião e o sapo, só que encenada pelo homem com o próprio homem. É da natureza dele guerrear, mas vai acabar se picando.Francisco Eduardo Pigmeu moral O terreno moral eles já perderam faz tempo. Isso que dá […]


À espera do Apocalipse
Parece a fábula do escorpião e o sapo, só que encenada pelo homem com o próprio homem. É da natureza dele guerrear, mas vai acabar se picando.
Francisco Eduardo
Pigmeu moral
O terreno moral eles já perderam faz tempo. Isso que dá eleger um extremista. Agora, a imagem internacional de Israel está comprometida.
José Queiroz
Não tem como defender os ataques israelenses sem flertar com o fascismo. O Estado de Israel está empenhado no extermínio do povo palestino.
Andrea Serpa
Aposta no escuro
A privatização pode funcionar, mas não em setores de monopólio natural, no qual não existe a possibilidade de competição entre as empresas. Da mesma forma, não dá para privatizar bens e serviços essenciais.
Ana Carolina
Formas de matar
Texto muito bom. Não me atentava para isso, porque pensava que todas as pessoas teriam suas zonas de prazeres instaladas naturalmente e funcionando de acordo com o que eu conhecia da sociedade. Casar-se, eu pensava ser algo natural, vindo do além, e que todas as pessoas teriam esse destino. Hoje percebi que o sistema financeiro está montado para ganhar em todos os aspectos humanos, levando o ser humano a se questionar até na sexualidade. Uma paranoia de rotularmos a nós mesmos e ao outro como isso, aquilo, quando o que importa seria nos questionarmos se ainda temos humanidade.
Maria Helena Mesquita
Quintas-colunas
Li com repugnância a reportagem.
O nojo não advém da sua escrita, Maurício Thuswohl, sempre objetiva e oportuna, mas da situação relatada. Como explicar ou justificar a leva de bolsonaristas que continua a ocupar cargos de chefia na Petrobras? Por que motivos o presidente os conserva na estatal, se, com uma simples canetada, poderia demiti-los, recolocando-os no lamaçal de insignificância de onde nunca deveriam ter saído?
Elisabeto Ribeiro
Sem chance de defesa
Quando pretos e pobres têm chance de defesa? Quando não são jogados nas prisões sem o devido processo legal, uma “bala perdida” encontra seu corpo.
Luiz Antônio da Silva
Racismo escancarado! A polícia brasileira e a dos EUA sempre fizeram isso com a população preta. Prendem injustamente, para substituir algum peixe grande ou mostrar serviço com a rápida “resolução” do caso.
Caru Faaca
ERRATA
Foi o papa Francisco quem pediu o empenho da comunidade internacional em prol de um cessar-fogo na Faixa de Gaza. Por um erro de tradução, a reportagem “Guerra de palavras”, originalmente publicada no Observer, a versão dominical do diário britânico The Guardian, atribuía o apelo a Bento XVI. Pedimos desculpas aos leitores pela confusão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
