CartaExpressa

Netanyahu avalia possível acordo para libertar reféns. Hamas suspende negociações por situação em hospitais de Gaza

Israel acusa o Hamas de usar o hospital como esconderijo e centro de comando para as suas operações

Netanyahu avalia possível acordo para libertar reféns. Hamas suspende negociações por situação em hospitais de Gaza
Netanyahu avalia possível acordo para libertar reféns. Hamas suspende negociações por situação em hospitais de Gaza
Duas faces da mesma moeda? Netanyahu aproveita a situação para desviar a atenção dos problemas do seu governo. Os iranianos comemoram os ataques a Israel – Imagem: Gabinete do Primeiro Ministro de Israel e Hossein Beris/Middle East/AFP
Apoie Siga-nos no

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que está avaliando um possível acordo para a libertação dos reféns detidos pelo grupo islamista Hamas no território palestino da Faixa de Gaza, durante uma entrevista à emissora americana NBC neste domingo (12).

“Existe a possibilidade de um acordo?”, perguntou a jornalista da NBC a Netanyahu sobre a possibilidade de um pacto com o Hamas para a libertação de mulheres, crianças e idosos feitos reféns em 7 de outubro. “Pode ser”, respondeu ele, “mas quanto menos eu me manifesto sobre o assunto, mais aumento as chances de isso se concretizar”, declarou.

Lideranças palestinas informaram que foram suspensas as negociações da troca de reféns, em resposta à forma como o exército israelense tem lidado com o Hospital Al Shifa, um dos principais da Faixa de Gaza.

O exército israelense tem se aproximado das instalações do hospital, que está sob bombardeios constantes. Por conta dos ataques, o hospital ficou sem combustível e teve as operações comprometidas.

Israel acusa o Hamas de usar o hospital como esconderijo e centro de comando para as suas operações, mas não ofereceu provas sobre a alegação.

Ainda neste domingo, Netanyahu disse que Israel ofereceu combustível ao hospital Al Shifa, mas que os terroristas do Hamas se recusaram a recebê-lo.

Com informações da AFP

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo