Falta de ação da ONU amplia a crise humanitária em Gaza
Para o professor Reginaldo Nasser, os países do Mundo Árabe ganham um papel primordial frente à inação da ONU
O conflito entre Hamas e Israel na Faixa de Gaza é, hoje, o principal assunto em debate no Conselho de Segurança da ONU, atualmente sob a presidência do Brasil. Entretanto, os vetos das grandes potências a qualquer resolução que possa amenizar a crise humanitária prejudicam as vidas dos mais de dois milhões de habitantes do território. Frente à inação da ONU, os países do Mundo Árabe ganham um papel primordial – seja na disputa diplomática contra Estados Unidos e Israel, nas negociações para um cessar-fogo ou para o resgate de reféns, ou mesmo na possibilidade de ampliação do conflito para além das fronteiras da Palestina. Saiba mais na análise de Reginaldo Nasser, professor de Relações Internacionais da PUC-SP.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



