CartaExpressa
O ‘argumento’ de Bolsonaro contra a reforma tributária: ‘Veio do PT’
Apesar da alegação do ex-presidente, a PEC foi apresentada por um deputado do MDB e relatada por um do PP


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou nesta sexta-feira 27 a proposta de reforma tributária em tramitação no Senado. O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, com 328 votos favoráveis, em julho.
Durante um evento em Goiânia, o “argumento” utilizado por Bolsonaro para atacar o projeto envolveu unicamente a participação do PT na discussão.
“Tudo que vem do PT você tem que desconfiar. Só tem incompetente e bandido. Pode esperar o que dessa turma?”, declarou. “Se não conseguiu entender, é do PT, vote não. PT encaminha “não”, vote sim. A chance de você errar é zero.”
Apesar da alegação do ex-capitão, a proposta de emenda à Constituição da reforma tributária não “veio do PT”. Na Câmara, a PEC foi apresentada em 2019 por Baleia Rossi, do MDB, e teve a relatoria de Aguinaldo Ribeiro, do PP.
No Senado, o relator é Eduardo Braga, do MDB.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Carlos Bolsonaro aciona a Justiça para reaver porte de arma após negativa da PF
Por Wendal Carmo
Ação pede indenização por ‘violações aos direitos humanos’ cometidas pela PRF na gestão Bolsonaro
Por André Lucena
TSE tem 2 votos para condenar Bolsonaro por abuso no 7 de Setembro
Por Marina Verenicz